Ordenação Diaconal: Barbacena acolhe Ordenação Diaconal no Sábado 26!

No próximo dia 26 de outubro, o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, presidirá a celebração de ordenação diaconal dos seminaristas Carlos Renato Valle Caetano, Fernando Paulo de Almeida, Gilsimar Tavares Vieira e Júnior Cesar de Souza. A missa, que marca o ingresso no diaconato transitório, será realizada na Basílica de São José, em Barbacena, às 10h. Os seminaristas escolheram como lema para a ordenação “Esvaziando-se de si mesmo, se fez servo” (Fl 2,7).

Conheça a caminhada vocacional dos seminaristas que serão ordenados diáconos

Todos os amigos, familiares e fiéis das paróquias de origem e paróquias que os seminaristas realizaram seu estágio pastoral são convidados para a celebração. Conheça um pouco da caminhada vocacional dos seminaristas:

Carlos Renato Valle Caetano, terceiro filho de Felício Caetano e Elza Valle Caetano, nasceu no Rio de Janeiro e, aos 15 anos de idade, mudou-se para Barbacena onde realizou muitos trabalhos pastorais na Paróquia do Bom Pastor, tendo sido coordenador pastoral da comunidade Nossa Senhora Aparecida, coordenador paroquial dos Ministros da Eucaristia e da Liturgia. Formado no curso de Letras, lecionou em várias escolas e iniciou sua caminhada vocacional em 2003 no Seminário São José, com os estudos de Filosofia. Deixando o processo formativo por decisão pessoal em 2004, retornou ao Seminário em 2014, onde concluiu a Filosofia e, em 2015, iniciou seus estudos de Teologia no Seminário São José. Tendo realizado seus trabalhos pastorais em Monsenhor Isidro, Cachoeira do Campo, Sem Peixe e, agora, na paróquia de Santa Efigênia, em Ouro Preto, se prepara com grande alegria para receber o diaconato em 26 de outubro próximo. Depois de longo período de preparação e discernimento, é com alegria que deseja se consagrar a Deus e fazer de sua vida um serviço aos irmãos e irmãs.

Fernando Paulo de Almeida Monteiro dos Santos nasceu em Ouro Branco (MG), no dia 9 de dezembro de 1991, mas cresceu e viveu em Conselheiro Lafaiete-MG, na Paróquia de N. S. da Conceição. Aos 15 anos, começou sua caminhada vocacional na Congregação do Santíssimo Redentor. De 2007 a 2009, morou na Comunidade Vocacional Santo Afonso, em Juiz de Fora (MG), onde iniciou e concluiu o Ensino Médio e o aspirantado da Província de Minas, Rio e Espírito Santo. No entanto, após realizar um profundo discernimento vocacional, com a ajuda de alguns amigos religiosos e do seu pároco, padre José Maria Coelho da Silva, decidiu concluir o processo formativo na Congregação Redentorista e ingressar-se no seminário da Arquidiocese de Mariana. Em 2011, deu início a sua caminhada na arquidiocese, no Seminário Propedêutico Bom Pastor, em Barbacena. Em 2014, formou-se em Filosofia na Faculdade Dom Luciano Mendes, em Mariana, e, em 2018, concluiu os estudos de Teologia no Seminário Maior São José. Durante a Filosofia, Fernando Paulo realizou o estágio pastoral nas paróquias de N. S. da Assunção, em Mariana, São José Operário, em Ouro Branco, e São Sebastião, em Itabirito. Já na Teologia, continuou o estágio pastoral em Itabirito e depois nas paróquias de Santa Efigênia, em Ouro Preto, e Sant’Ana, em Jequeri. Em fevereiro deste ano, Fernando iniciou o período de síntese e discernimento para as ordenações na Paróquia de São Silvestre, em Viçosa, mas foi convidado a continuar esse tempo em missão na Diocese de Almenara, onde está até então.

Gilsimar Tavares Vieira, 34 anos, é o nono dos onze filhos do casal Osvaldo de Assis Vieira (in memoriam) e Maria Tavares de Assis. Natural de Cristiano Otoni (MG), da Paróquia de Santo Antônio, na qual, atuando como catequista, sentiu um despertar vocacional, bem como o desejo de trilhar os caminhos do discernimento da vocação para a qual sentia chamado. Depois de ter realizado os encontros vocacionais, com 25 anos, ingressou no Seminário São José, na etapa do Propedêutico no ano de 2011. Do ano de 2012 a 2014 realizou a etapa dos estudos filosóficos (ou do discipulado) e do ano de 2015 a 2018 a etapa dos estudos teológicos (ou de configuração). Neste período, ele teve a oportunidade de realizar trabalhos pastorais em diversas Paróquias da nossa Arquidiocese. Na etapa da Filosofia trabalhou na Comunidade Santo Antônio, da Paróquia Nossa senhora da Assunção, em Mariana; Paróquia Sagrado Coração de Jesus, também em Mariana; Comunidade Nossa Senhora da Glória, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira do Brumado. Na etapa da Teologia, trabalhou na Paróquia Sant’Ana, em Jequeri e, na Paróquia São José de Botas, em Barra Longa. Ao término desta primeira etapa formativa, foi enviado para a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, onde realizou a etapa pastoral.

Júnior César de Souza é filho derradeiro de Jorge Teodolino de Sousa e Ana Lúcia de Sousa e nasceu no dia 20 de março de 1989. Tem mais quatro irmãos e nove sobrinhos. O berço de sua vocação é a sua família, que aos pés do Senhor Bom Jesus da Cana Verde alimentou a sua fé e espiritualidade. Recebeu o batismo no dia 23 de abril de 1989, pelo padre José Custódio de Assis e, em 21 de dezembro de 2003, foi confirmado na fé pelo saudoso e santo, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida. Júnior não sabe ao certo como o encantamento pela vida sacerdotal brotou em seu coração, mas desde novo ele foi muito atuante na vida de sua comunidade. Sempre nutrindo profundo amor por sua Paróquia do Senhor Bom Jesus, na cidade de Tabuleiro. Foi cursando Matemática que a inquietação interior começou.  Ele buscou participar dos encontros vocacionais e, ao término da faculdade, fez o processo da semana vocacional. Em janeiro de 2011, ingressou para a experiência do Propedêutico. Daícem diante, foi mergulhando na experiência de Jesus Cristo, Bom Pastor, sendo auxiliado pelos seus formadores e, contando sempre com o apoio e solicitude de seus párocos, padre Eduardo Bastos, padre Jamilson Inácio e padre Rodney Francisco. Ao longo destes quase 9 anos, ele exerceu o estágio pastoral em diversas paróquias e comunidades, às quais é muito grato. Atualmente, está na Paróquia de São Pedro, em Ponte Nova.

Fonte: Dacom/Arquidiocese de Mariana

.: 

                                PASCOM – Pastoral da Comunicação – Paróquia São Pedro e São Paulo – Barbacena – MG